Introdução ao Livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia Sagrada e também o primeiro do Pentateuco, conjunto de cinco livros atribuídos a Moisés. O nome “Gênesis” vem do grego e significa “origem” ou “começo”. Ele narra a criação do mundo, a origem da humanidade e os primeiros passos do relacionamento entre Deus e o ser humano. O Livro de Gênesis, é fundamental para a compreensão da narrativa bíblica. Ele abre com a criação do mundo e se estende até a formação do povo de Israel, sendo o livro que introduz a história do mundo e da humanidade.

Quem escreveu o livro de Gênesis?

Tradicionalmente, acredita-se que Moisés tenha escrito o livro de Gênesis por volta do século XV a.C., inspirado por Deus. O livro foi originalmente escrito em hebraico e faz parte tanto da Bíblia hebraica quanto do Antigo Testamento cristão.

Os Primeiros Capítulos: Da Criação ao Dilúvio (Gênesis 1–11)

A criação do mundo (Gênesis 1–2)

Deus cria o mundo em 6 dias, descansando no sétimo, e a cada dia faz uma criação diferente. No primeiro dia, Ele criou a luz, no segundo o céu, no terceiro a terra, vegetação e mar, no quarto o sol e a lua, no quinto os animais marinhos e aves, e no sexto os animais terrestres e o primeiro Homem, Adão. No sétimo dia, Deus descansou e abençoou o sábado. 

A queda do homem (Gênesis 3)

Eva, a primeira mulher, criada para ser a companheira de Adão é seduzida pela serpente, que a convence de comer o fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Eva dá o fruto a Adão que também come. Os dois logo percebem sua nudez e se envergonham, descumprindo a única regra imposta por Deus para sua permanência no Jardim do Éden, fazendo com que os dois fossem expulsos.

O primeiro assassinato – Caim e Abel (Gênesis 4)

Adão e Eva tem três filhos: Caim, Abel e Sete. Caim e Abel tem sua história desenvolvida no Gênesis, em que os dois ofereciam sacrifícios a Deus, mas ele recusava os de Caim, que oferecia sobras, e aceitava os de Abel, que oferecia o que tinha de melhor. A inveja foi despertada em Caim, que matou seu irmão. A descendência dos principais personagens no decorrer da Bíblia vem de Sete.

O dilúvio e a arca de Noé (Gênesis 6–9)

Deus, vendo que o povo não o servia, e não tinha boas atitudes, decidiu que mandaria um dilúvio, protegendo apenas a Noé e sua família. Ele deu instruções a Noé para construir uma arca, que ficou pronta em 100 anos. Noé então juntou um casal de cada animal na terra para se proteger na arca, com sua mulher, seus filhos e suas noras. Durante quarenta dias e quarenta noites choveu, e após as águas baixarem, viu-se um arco-íris no céu, selando a aliança entre Deus e a humanidade que o mundo nunca mais seria destruído por água. Noé tinha três filhos: Sem, Cão e Jafé.

A torre de Babel (Gênesis 11)

O povo, que até então falava a mesma língua, criou o desejo de fazer uma torre que alcançasse o céu, afrontando a Deus, que vendo a construção sendo executada, mudou a linguagem das pessoas, fazendo com que não se entendessem mais. A cidade, onde ocorreu a confusão das línguas, foi chamada de Babel, que significa “confusão” ou “confusão de línguas” em hebraico. 

A História dos Patriarcas (Gênesis 12–50)

Abraão e Sara – o chamado de Deus e a promessa de uma grande nação.

Abraão, originalmente chamado Abrão, foi chamado por Deus para sair de sua terra e seguir rumo a uma terra que Ele prometera. Deus fez com ele uma aliança, prometendo que dele faria uma grande nação. Mesmo diante da velhice e da esterilidade de sua esposa Sara, Abraão confiou na promessa de que teria um filho – e assim nasceu Isaque. Sua história é marcada por fé, testes (como o sacrifício de Isaque) e obediência a Deus.

Isaque – filho de Abraão, herdeiro da promessa.

Isaque foi o filho da promessa feito a Abraão e Sara. Logo na meninice seu pai, Abraão foi testado por Deus, que pediu seu filho Isaque em sacrifício, porém após a obediência de Abraão, foi dado um cordeiro no lugar para o holocausto. Isaque teve uma vida mais pacata em comparação a seu pai e a seu filho Jacó, mas sua história reforça a continuidade da aliança de Deus com os descendentes de Abraão. Isaque casou-se com Rebeca e teve dois filhos gêmeos: Esaú e Jacó. A bênção e o direito de primogenitura passaram para Jacó, conforme o plano divino.

Jacó (Israel) – neto de Abraão, pai dos 12 filhos que deram origem às tribos de Israel.

Jacó, neto de Abraão e filho de Isaque, é uma das figuras mais marcantes do Gênesis. Com astúcia, ele conquistou o direito de primogenitura e a bênção do pai. Seu irmão, Esaú, furioso por ter sua benção roubada, obrigou Jacó a fugir para outros lugares, onde teve a visão dos anjos na escada, levantou a coluna de Betel, e conheceu sua esposa, Raquel. Ele trabalhou por 7 anos para Labão, seu tio, que ofereceu sua filha em troca do trabalho, mas enganou Jacó, entregando Lia no lugar. Jacó então trabalhou mais 7 anos para ter Raquel como sua esposa. Jacó lutou com um anjo e teve um encontro transformador com Deus passando a se chamar Israel, nome que deu origem ao povo de Israel. Teve doze filhos, que se tornaram os patriarcas das 12 tribos de Israel.

José – vendido como escravo pelos irmãos e usado por Deus para salvar o Egito e sua família da fome.

José era o filho favorito de Jacó, o que despertou inveja nos irmãos. Foi vendido como escravo e levado ao Egito, onde, apesar de injustiças, manteve sua fidelidade a Deus. José despertou interesse da mulher de Faraó, que sem sucesso tentou seduzi-lo, e conseguiu que o levassem a cadeia. José interpretava sonhos, e profetizando sobre os sonhos do Faraó, foi elevado à posição de governador do Egito, salvando o povo da fome. seus irmãos vão ao Egito buscando comida e são surpreendidos com a presença de José. Ele teve dois filhos: Manassés e Efraim. Sua história é marcada pela perseverança, perdão e providência divina, e mostra como Deus transforma o mal em bem.

Conclusão: Por que ler o Gênesis?

Ler o livro de Gênesis nos ajuda a entender a origem do mundo, os valores eternos da fé, e os planos de Deus para a humanidade. Ele é mais do que um registro histórico — é uma declaração espiritual de que a vida tem um propósito, e esse propósito começa com Deus. Se você está começando a explorar a Bíblia, Gênesis é o melhor ponto de partida para compreender toda a narrativa bíblica.

Caso haja interesse em conhecer o livro por completo, aqui está o link para compra na maior plataforma de vendas da América do Sul:

https://mercadolivre.com/sec/2YxujVk